Mundo do Nerd

Thursday, May 26, 2016

Civil War, X-Men e adaptações para o cinema (de novo?)

Salve galera! Mais uma postagem no meu querido blog. Dessa vez trazendo um pouco dos últimos lançamentos de nossos queridos heróis no cinema. Nós já tivemos posts no passado falando da questão das adaptações dos quadrinhos para telona. Você pode acessar aqui do lado direito. Este é um assunto que sempre divide opiniões. Aqueles que acompanham esses filmes, devem estar se perguntando porque não vou falar aqui do Batman vs Superman. Bom, primeiramente porque já rolou muita discussão na internet sobre isso e devido a falta de tempo e preservar minha saúde nem vou entrar nessa. Mas saibam que odiei o filme, tanto como filme em si como adaptação de quadrinhos. E aí sim, um ponto interessante para começar nossa conversa. Como fã de quadrinhos tento me distanciar um pouco ao assistir um filme desses porque é complicado adaptar literalmente cada detalhe dos quadrinhos. Como exemplo eu trago Watchmen, um dos maiores, senão o maior clássico dos quadrinhos que já teve sua versão nas telonas pelo mesmo Zack Snyder do já citado Batman vs Superman. Para mim Watchmen ainda é a melhor história em quadrinhos de todos os tempos e foi um tanto cansativo assistir uma versão onde eles tentaram transpor totalmente as geniais páginas de Alan Moore. É bacana, não me entendem mal, mas um criador tem que ter liberdade para criar e quando tenta-se a transposição, perde-se um pouco a graça de todo o negócio. Se eu quisesse rever a história simplesmente leria a hq novamente. Outro caso é 300. Um filme empolgante, muito bacana, mas putz Zack, eu já vi isso cara. E com essa vida corrida de hoje perder duas horas do seu tempo revendo (ou relendo) é realmente um desperdício.

A Marvel acertou a mão de adaptar os heróis de suas hqs em um trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos. E o resultado é sensacional, cada dia mais. E ele é uma transposição literal das páginas? Não. Isso seria impossível em uma cronologia de décadas, com tantos reboots, recounts, diferentes encarnações de alguns personagens, etc. Capitão América: Guerra Civil é a cereja do bolo nesse ponto que discuto nesse post. Porque na minha opinião o filme é tão bacana, que supera até mesmo o seu material original. Explico. A história original é um dos inúmeros mega eventos/crossovers que temos todos os anos em tempos recentes. É um emaranhado de personagens em uma história impactante que muda a dinâmica entre eles e do Universo da editora. Também conhecido como alavancar as vendas. Uma história bacana sim, mas não é um grande clássico, inesquecível, etc. Mesmo porque muitas coisas que aconteceram ali já foram esquecidas, reiniciadas, ignoradas, etc. O filme vem após um trabalho de anos, mais precisamente, 2008, quando Homem de Ferro chegava as telonas. Criando um Universo próprio para as telonas, passamos por diversas produções, algumas bacanas, outras menos, mas sempre consistentes. O que não ocorre em Batman vs Superman por exemplo onde a DC quer fazer este trabalho de anos em único filme. Mas eu disse que não ia falar dessa catástrofe...Voltando ao filme, gostei mais do que o material original porque ele é simples, respeita a personalidade dos personagens, mas principalmente porque é muito divertido. Um filme recheado de grandes momentos como (SPOILER ALERT!Se vc não viu ainda não continue lendo) a introdução da melhor encarnação do Homem Aranha finalmente de volta as mãos de sua criadora (ainda que eu goste das encarnações anteriores, menos o terceiro e segundo filmes da primeira e segunda encarnações dos últimos anos, respectivamente), a transformação do Homem Formiga em Gigante, o conflito e as motivações de cada um para tomar partido na cisão que leva ao subtítulo do filme, e claro, o grande embate entre os heróis na cena do aeroporto. Para mim sem dúvida o filme do ano. E sim, uma adaptação, que nos surpreende, nos emociona, ao invés de simplesmente transpor o material original.

Agora falando de X-Men: Apocalypse, esse não é tão feliz como os maravilhosos filmes da Marvel. Bom, primeiro porque não é da Marvel e assim não há que seja um mínimo controle sobre os personagens. Os filmes dos mutantes começaram em 2000 dirigida por Bryan Singer. Um grande mérito na época, já que iniciou essas grandes produções dos últimos anos, incluindo Guerra Civil. Ainda assim, como filmes tanto o original como as sequencias posteriores deixam a desejar, sendo X3 um dos piores. Já o reboot (até nos filmes tem reboots hoje galera. A coisa tá saindo do controle!) em X-Men: Primeira Classe deixa a desejar como adaptação, ainda que seja um filme muito interessante, por envolver eventos históricos reais como a Crise dos Mísseis em Cuba. Então como dito no começo fica difícil agradar a todos. Mas me distanciando como fã e analisando e tentando equilibrar essas duas questões, eu diria que os filmes dos X-Men são todos medianos e essa última incursão segue o mesmo padrão. X-Men: Apocalypse é divertido em muitos momentos, emocionante para os fãs em outros, como (SPOILER ALERT!Se vc não viu ainda não continue lendo) o primeiro encontro de Scott e Jean, a participação de Wolverine, entre outros, ainda que fique sempre a sensação de que poderia ser melhor. Ora Felipe, você é muito chato. Não pessoal, eu sou apenas um consumidor. Em matéria de cinema, uma das minhas grandes paixões, eu quero ir ao cinema e ser surpreendido, sair satisfeito, me divertir. Em se tratando de um filme de heróis, uma das minhas outras grandes paixões, se me emocionar ao ver meus personagens na telona, bem interpretados, tendo suas personalidades preservadas, daí sim é plena satisfação. E esse filme atinge apenas alguns pontos.

Assim por concluir e sem mais reclamações, discussões, acho que estamos vivendo uma grande era para os fãs de quadrinhos (nem tanto para os amantes de cinema, creio eu, ao menos nem sempre). Quem diria que eu viveria suficiente, ou imaginaria uma época onde eu veria Batman, Superman, Capitão América e Vingadores e X-Men ao mesmo tempo em cartazes no cinema. Claro, que isso tem um preço. Eu espero sinceramente que ainda que seja Hollywood, os grandes estúdios sejam conscientes que tudo em excesso faz mal e que essa grande era de hqs nas telonas não se torne uma grande catástrofe ou apocalipse! (perde o leitor mas não perde a piada. hahaaha). E só para encerrar. Sou Marvete de coração sim, mas só quero ver bons filmes. E torço para esse time. Até a próxima!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home