Mundo do Nerd

Sunday, May 28, 2006

One Piece



Depois de uma longa espera finalmente o anime One Piece chegou ao Brasil. O cartoon network está exibindo esse grande sucesso de segunda a quinta sempre as 23:30h. Se você ainda não conhece a história de Monkey D.Ruffy é uma boa hora.



Sucesso absoluto no Japão, One Piece começa no passado onde conhecemos o grande pirata Gold Roger que depois de acumular grandes riquezas e fama, acaba sendo condenado a morte pela marinha, porém antes de morrer o pirata declara que deixou um grande legado: O One piece que é o seu maior tesouro. Começa então a era dos piratas que buscam o One Piece a fim de se tornar o maior pirata de todos os tempos.
A história nos apresenta então Monkey D.Ruffy, um garotinho sonhador que vive no mesmo vilarejo que o pirata Shanx o ruivo e sua tripulação e quer se tornar um pirata. Um belo dia Ruffy come uma das lendaárias "frutas do diabo" (akuma no mi, no original) que dão poderes a quem as come, no caso de Ruffy a fruta foi a fruta de borracha, (gum gum no mi, no original) que permite Ruffy estender o seu corpo a vontade. Só que os usuários dessas frutas tem que pagar um preço, eles não podem nadar nunca mais.
Logo depois Ruffy se mete em mais uma confusão e é raptado pelos bandidos da montanha. Após uma luta com a tripulação de Shanx, o líder dos bandidos foge levando Ruffy consigo e o joga no mar onde um monstro do mar o ataca. Shanx o salva, perdendo um braço no acontecimento. Na aldeia antes de partir Shanx deixa seu chapéu de palha com Ruffy que o desafia dizendo que um dia terá uma tripulação melhor que a dele e será o Rei dos Piratas. Começam aí as aventuras de Monkey D.Ruffy em busca de sua tripulação.

Com o tempo Ruffy vai encontrando seus companheiros de viagem e enfrentando inimigos cade vez mais poderosos, sendo alguns deles usuários das frutas do diabo. Alternando entre comédia, ação e drama. One piece já rendeu mais de 40 volumes encadernados de mangá e quase 400 episódios do anime e agrade tanto aqueles que gostam de lutas quanto os que gostam de uma história bem contada.

A versão que está em exibição no Cartoon Network vem da versão americana que sofreu alguma censura. Por exemplo, o personagem Sanji (o loiro da foto ao lado) fuma e na versão censurada ele chupa um pirulito. Além disso as cenas mais sangrentas e ferimentos dos personagens são apagados digitalmente.

Infelizmente nós ainda temos que tolerar essa ignorância que rodeia as nossas emissoras (mesmo as fechadas). Afinal em um mundo violento como o nosso não é um mero anime que vai corromper as criancinhas. Além disso o anime é exibido em horário não adequado para os baixinhos o que deveria ser suficiente para liberar a versão não censurada. O Cartoon Network ficou um bom tempo sem exibir nada decente no ramo dos animes, e agora começou a exibir One Piece e promete novos lançamentos como Dragon Ball e Ranma 1/2. Será que nós vamos assistir versões censuradas desses animes?

Agora falando um pouco da dublagem. O nome dos golpes e dos personagens tem sido respeitado pelo que eu assisti. O problema são algumas vozes que não combinam em nada com os personagens, além da horrível música de abertura que também foi traduzida da versão americana e perdeu toda a beleza da versão japonesa. Enfim dizem que é melhor ouvir besteira do que ser surdo não é? Para quem nunca teve oportunidade de assistir vale e pena conferir e prestigiar rezando para que o Cartoon traga mais animes e principalmente com mais qualidade

X3 - O confronto final



É isso aí,depois de abandono total estou voltando ao meu cantinho imortal na net. E olha que coisa, o último post foi do problema das adaptações e falando em adaptações vamos ao último lançamento: X-Men 3. O que era uma grande promessa pela quantidade de novos mutantes e possibilidades se tornou apenas mais um filme de ação.
Depois de muita lambança e boataria o diretor Brett Ratner (A hora do Rush, Dragão Vermelho) decidiu seguir continuar os ganchos deixados por Bryan Synger em X2. Ou seja, um filme sobre a ressureição de Jean Grey como Fênix. As primeiras imagens,trailer indicavam que tudo correria bem...Ledo engano.
Quando você sai de sua casa para assistir um filme de ação como Missão Impossível 3 ou 16 Quadras (só para citar os mais recentes) você não espera nada em questão de roteiro ou ideologias. Mas quando se trata de personagens consagrados nos quadrinhos e pelo ótimo trabalho de Synger nos filmes anteriores, deveria-se esperar ao menos uma história bem contada
Mas como nas palavras de Dinho Ouro Preto: "Nem tudo é como você quer.Nem tudo pode ser perfeito". X-Men 3 é um mero filme de ação. Com a duração apertada de 104 minutos, personagens e situações são mal explorados. Quem já leu nos quadrinhos sabe que a Saga da Fênix tem potencial para um filme, mas aparentemente a ressureição e transformação de nossa querida ruiva Jean Grey se torna apenas mais um fato em meio a questão da Cura, uma vacina desenvolvida para eliminar a "doença" da mutação e apresentação de novos personagens como Anjo e Fera. Enfim, muita ação sem sombra de dúvida, porém mal colocada, mortes desnecessárias,personagens que estão lá só para enfeitar a tela (entre eles a própria Jean em alguns momentos). Daí você pode me dizer: Mas você está levando em conta a visão dos quadrinhos. Não, estou analisando o filme,se eu levar em conta a questão da adaptação vocês iam cansar de ler essa coluna e visitar meu blog.
O que eu recomendo é que meus caros leitores vão ver o filme, comprem uma pipoca, chamem os amigos e se divirtam com alguns bons momentos como quando Magneto resolve usar seus poderes, a sala do Perigo com direito a participação de um grande inimigo dos X-Men. A fantástica cena do arremesso especial de Wolverine e Colossus, a bela pelagem azul do Fera (além do clássico bordão: Ai minha Santa Aquerupita). Ops, não sabe do que estou falando? Então corra a banca ou sebo mais próximo e adquira alguns exemplares dessa fantástica história em quadrinhos que continua conquistando fãs ao redor do mundo e que venha X4! Mas não tinha acabado Nerd? Não meus caros. O dinheiro faz milagres e com a grande bilheteria de X-Men 3 é bem provável que não estamos assistindo a um Confronto Final dos mutantes, ainda que alguns exageros no roteiro de X3 não deixem muitas possibilidades para o próximo diretor. Agora pare de ler e vá ao cinema não se esquecendo de voltar aqui e deixar seu comentário,ok?